Ações das varas de pesca
Ao flexionar uma vara esta pode dobrar de diferentes formas, e de acordo com a forma da curva, podemos classificar basicamente em três ações: Rápida (ou de ponta), Média e Lenta (ou total). As ações estão relacionadas com o material e sua densidade como também a forma do afunilamento (Taper) da vara.
O Taper (afunilamento) tem relação inversa com a ação, um Taper rápido tem ação moderada, já um lento proporciona uma ação mais rápida.
Rápida – São mais sensíveis, porém menos eficientes para arremessos longos. Curva-se basicamente a ponta (extra rápida) ou a terça parte superior.
Média – São as varas “curingas”, pois ficam no meio termo e possibilitam uma sensibilidade e arremessabilidade. Curva-se em toda metade da parte superior.
Lenta – Indicadas para facilitar os arremessos, principalmente os que exigem maior precisão com iscas artificiais, porém são pouco sensíveis para fisgadas e nos momentos onde precisamos velocidade para que o peixe não entre nas estruturas. Curva-se progressivamente em toda parte.