A chumbada Labala

O maior problema das iscas vivas na PDP é justamente alcançar o canal que nem sempre está próximo. Assim, quando “mandamos o braço” no arremesso as iscas caem, principalmente se o fizermos com o camarão vivo. Por outro lado, a isca viva no anzol tembém reduz muito o arremesso devido a seu volume.

Uma solução que venho utilizando com bastante sucesso e que tem me dado muitas alegrias na captura de Camurins na PDP, é a chumbada “Labala”. Em campeonatos, quando é permitido o uso de iscas vivas, eu não dispenso o uso da Labala.

A La Bala é uma chumbada furada. É um tubo de chumbo com umas aletas e uma alça longa que conferem a ela uma aerodinâmica de um missil. Sua fixação na areia é feita através por duas garras que se cruzam em “X” e que também impedem que a isca caia do tubo pela frente. Veja figura abaixo: 

O camarão é iscado pelo chifre para ser colocado dentro da chumbada. Veja figura abaixo:

O camarão se acomoda muito bem dentro e como ele ta dobrado dentro dela não consegue pular. Veja figura abaixo:

No arremesso a Labala viaja na horizontal conduzindo a isca em seu interior e o vento não é capaz de explusar a isca de dentro dela nem tão pouco atrapalha o arremesso. Isto tudo, como já disse, devido a seu formato aerodinâmico. No final do arremesso, que é quando a Labala começa a cair, ela toma a posição vertical e no impacto com a água a isca é expulsada de dentro dela em perfeito estado.

Aé está a foto de uma de minhas capturas, em 2004, com camarão vivo, a uma distância de aproximadamente 80 metros da linha d’água. 

Onde conseguir a Labala ? 
A Labala ainda não é comercializada mas pode ser construída artesanalmente com um pedaço de cano de ferro de 3/4 de polegadas, arame de solda de acetileno para a alça, arame de aço para as garras e miçangas para fixação das garras. Venho aperfeiçoado esse modelo que acabo de descrever e funciona muito bem para carretilhas.

Comentários fechados.

Sobre o autor

Frederico Lemos

 
Seções
Facebook
Twitter
Instagram