Fechar 
Pesca Nordeste - O seu Portal de Pesca Esportiva - Manutenção de carretilhas
     
Início arrow Dicas arrow Manutenção de carretilhas
InícioContatoFórumFotosLinksLivro de VisitasRecomendeRevista

Manutenção de carretilhas
Por Chrony Joseph   

Como sabemos aqui no Nordeste praticamente não há oficinas especializadas em manutenção de material de pesca como conserto de varas, carretilhas e molinetes. Por isso tive que aprender a fazer manutenção nas minhas carretilhas, confesso que no começo foi difícil, pois não tinha conhecimento sobre o assunto e pouco encontrava na Web dicas sobre o assunto.

Hoje confesso que adquiri certa experiência no assunto, principalmente no que não fazer na manutenção das carretilhas e algumas dicas para melhorar seu desempenho nos arremessos.

Vamos lá! O que vamos precisar:

  • óleo diesel
  • recipiente raso para colocar o diesel
  • pincel
  • graxa branca
  • óleo Singer (ou óleo fino)
  • chaves de fenda
  • alicate de bico
  • chave que acompanha a carretilha
  • um trapo (pano velho)

Image

Nunca use White-Lub, WD-40 ou outro desingripante, estes produtos são compostos de corrosivos e prejudica principalmente as partes plásticas internas, retentores dos rolamentos, etc. Caso seja necessário utilizar para tirar alguma ferrugem ou destravar alguma peça que esteja presa, lave com água corrente depois.

Aconselho desmontar a carretilha colocando as peças alinhadas em sequência, isto irá facilitar sua montagem!

Image

É importante ir observando durante a desmontagem os pontos de corrosão que encontramos, pois mesmo nas peças de aço inoxidável é possível ter acúmulo de resíduos de corrosão, eles serão facilmente removidos com o auxílio de uma lixa de ferro fina.

Image

Tiramos todos os rolamentos, internos e externos, inclusive o anti-reverso. Se sua carretilha tive rolamento no ajuste fino do freio tenha atenção especial nele, pois é o que mais leva água nas pescarias e se ficar travado ira comprometer o arremesso.

ImageImage

Image

Depois de aberta retiramos as peças móveis e colocamos no diesel junto com os rolamentos.

ImageImage

As peças que observamos pontos de corrosão, com uma lixa de ferro bem fina, passamos suavemente nos pontos.

Image

Após limpar com o pincel as peças móveis e carcaça devemos lavar em água corrente para retirar o diesel, pois se deixarmos o mesmo irá impedir que os lubrificantes sejam colocados.

Image

Agora vamos checar os rolamentos colocando uma chave de fenda fina no seu interior e girá-los para verificar algum travamento. Caso seja verificado colocar óleo Singer e voltar a girá-lo até que o mesmo gire livremente. Se mesmo assim continue girando com dificuldade o mesmo deve ser substituído.

ImageImage

Antes de começar a montar a carretilha eu gosto de passar uma camada de silicone em aerosol, pois ele é um hidrorepelente e irá evitar que se acumule água (gotas) no interior da carretilha - a água não acumula, escorre.

Image

O sistema de fricção deve ser montado sem nenhum tipo de lubrificante (óleo ou graxa), deve ser bem limpo e seco. Em algumas carretilhas que a fricção solta aos trancos, colocamos óleo no dedo e passamos no disco de fricção apenas para umedecê-lo suavemente - se excessos!

Image

Nas engrenagens internas coloca-se graxa branca - sem exagero - o suficiente para cobrir as engrenagens.

ImageImage

O mesmo deve-se fazer com o rolamento anti-reverso - o único rolamento que é lubrificado com graxa! Pois o mesmo é um canal de água para o interior da carretilha.

Image

Na montagem costumo colocar em cada local que tem um parafuso uma gota de óleo para evitar que futuramente travem.

Image

Também coloco uma gota de óleo nas partes móveis internas, mesmo que estas não tenham rolamentos.

Image

Uma dica importante na hora de montar o anel de fricção é observar a posição das arruelas de pressão, elas dever ficar montadas de forma que fique uma folga entre elas.

Image

Nos rolamento apenas uma gota de óleo! Nada de graxa! Nada de White-Lub, WD-40 ou semelhante!

Image

Na tampa da porca do eixo da manivela coloca-se graxa para evitar que a mesma trave ou junte corrosão.

Image

Assim como nos rolamentos coloca-se apenas óleo na engrenagem do devanador (guia) de linha.

Image

Finalmente sempre guarde sua carretilha com uma capa de proteção, assim evita-se o acúmulo de poeira.

Image

A carretilha, diferentemente do molinete, depende do carretel bem lubrificado e livre para que os arremessos sejam bons, dessa forma os rolamentos são os principais responsáveis por isso. Consequentemente não devemos jamais lubrificá-los com graxa, pois se assim fizermos os mesmos perderão performance no giro, já que por ser densa a graxa prende o rolamento. Sempre limpar bem os rolamentos e colocar, como dito anteriormente, uma gota de óleo - mais nada!

Espero que esta dica ajude a manter sua carretilha em boas condições, costumo fazer esta manutenção a cada 5 pescarias em água salgada desde que não aconteça nenhum acidente em mergulhar na água, pois acontecendo deve-se fazer manutenção logo em seguida.

Se você não sentir-se seguro em realizar a manutenção aconselho levar para alguém que tenha experiência.

< Anterior   Próximo >

Top of Page Powered by Mambo Open Source
Copyright 2000 - 2007 Mambo Foundation. All rights reserved.
Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License.