Vai aqui meu humilde ponto de vista principalmente sobre a pesca aqui na região do NE. Sou de SP e estou morando em Natal a 2 anos e tive o prazer de conhecer o Marcão aqui em Natal e participar de grandes aventuras de pesca pelos rios do NE. Nesses 2 anos aqui pescando, quase todo final de semana, eu nunca estive em um rio que tivesse mais de 3 barcos de pescadores esportivos no mesmo dia pescando. No Cunhau não existe mais de 5 barcos de pescadores esportivos, desta forma posso afirmar com certeza que não somos nos, pescadores esportivos que estamos reduzindo a quantidade de peixe, (mesmo que vc resolva levar um para comer no final de semana em casa no proprio rio etc.) mas sim os mergulhadores e pescadores de redes, que muitas vezes ficam sabendo dos pontos e locais de pesca porque passaram no rio e viram nos pescando nos pontos ou porque viram atraves de internet, fotos e filmes de locais que esta se pegando muito peixe. Portanto nosso foco como pescador amador/esportivo aqui no NE deveria ser tentar minimizar este tipo de pesca predatória e não se preocupar em esconder o ponto de pesca para 3/4 barcos que costumam pescar de forma esportiva no rio. Já em SP acho que é um pouco diferente, é normal você chegar em um ponto de pesca no casqueiro que informaram que estava saindo robalo e encontrar com mais de 20/30 barcos no mesmo local então lá é importante guardar os pontos a 7 chaves... rsrsrsrs. E o que posso dizer para todos os amigos pescadores aqui do NE, é que isto aqui ainda é o paraiso temos uma quantidade enorme de peixes se comparado com o SUL/Suldeste. Mas temos que tentar preservar contra depredadores para não acabar, e os depredadores são os pescadores de redes e mergulhadores e não os colegas pescadores esportivo que vêem na pesca seu lazer.