A titulo de esclarecimentos, para aqueles que não são sabedores, quando nos APOSENTAMOS, passamos a gozar do beneficio de possuirmos a LICENÇA DE PESCA AMADORA DEFINITIVA.
Eu desde 1982, ano em que iniciei minhas atividades nesse belo HOBBY, providenciei minha licença de PESCA AMADORA, renovando-a sempre ano á ano.
Me aposentei da Universidade Federal do Rio Grande do Norte á seis meses, esperei que minha licença anual expirasse para poder tirar a DEFINITIVA. Agora estou tranqüilo! Não preciso mais pagar anuidade ao IBAMA e me livrei da obrigação anual de renovação. Claro que isso é possível a qualquer colega que esteja APOSENTADO, para tanto, tire cópia do DIARIO OFICIAL ou da PORTARIA em que foi publicada a sua aposentadoria, providencie uma foto 3 x 4, apresente-os no setor de CADASTRO do IBAMA, e de imediato, receberá LICENÇA DE PESCA AMADORA DEFINITIVA.
Torna-se necessário sempre conduzir-mos a LICENÇA, cópia (mesmo que seja reduzida) da PORTARIA de publicação da APOSENTADORIA e a Carteira de Identidade (RG).
PARA QUEM NÃO É APOSENTADO:
Existem duas maneiras de se licenciar junto ao IBAMA:
1ª - via formulário impresso disponíveis nas casas lotéricas, casas de pesca, nas gerências executivas e escritórios regionais do IBAMA nos Estados (no site do IBAMA tem os endereços do IBAMA nos Estados).
Obs: No nosso site – http://www.ibama.gov.br/pesca-amadora - , temos uma opção: Serviços - Licença – Formulário impresso, onde encontrar formulário impresso de licença de pesca amadora, mais existem em outros pontos que não estão nesta relação e que podem ter o formulário.
2ª - via internet no nosso site:
http://www.ibama.gov.br/pesca-amadora, no link Serviços - Licença – Formulário on-line, o(a) usuário(a) irá iniciar seu cadastro digitando seu CPF. Só será emitido/solicitado a senha caso o usuário esteja fazendo o cadastro pela primeira vez ou for alterar o cadastro.
*Os valores das licenças são:
CATEGORIA A – PESCA DESEMBARCADA – R$ 20,00
CATEGORIA B – PESCA EMBARCADA – R$ 60,00
CATEGORIA C – PESCA SUBAQUÁTICA – R$ 60,00
Não é preciso tirar duas ou mais licenças, a categoria C cobre a categoria B e a categoria B cobre a categoria A, porém a licença para pesca subaquática – categoria C- é recomendado somente para quem pratica a pesca subaquática(de mergulho).
ATENÇÃO! Ao escolher a categoria e imprimir boleto, abrirá uma janela secundária com a licença de pesca amadora. Caso não ocorra, verifique se não há bloqueador de pop-up impedindo a abertura da página. Desbloqueie o pop-up para imprimir o boleto. Isto é configuração do micro, pois o sistema está funcionando normalmente.
De 3 à 7 dias do pagamento do boleto bancário da licença de pesca amadora o
usuário terá que acessar o site (http://www.ibama.gov.br/pesca-amadora), no link Serviços, Licença, formulário on-line, digitar o CPF (autenticar) para imprimir a licença definitiva, caso já tenha feito este procedimento e não tenha conseguido a impressão da licença definitiva entre em contato conosco.
Este procedimento é para licença efetivada via internet, caso tenha feito via formulário impresso, que distribuímos nas casas lotéricas, casas de pesca, e nas gerências executivas do IBAMA nos Estados a licença definitiva já é a própria carteira que está no formulário, não precisa de cadastro na internet.
Obs: A licença definitiva deverá ser impressa pelo usuário, não chega pelo correio.
Atenciosamente,
Gustavo Freitas Queiroz
Cadastro Técnico Federal
IBAMA
O desejo de amar não é o desespero de ter alguém, mais sim a vontade de ser feliz.